FEIRA INTERNACIONAL DE CAFÉS ESPECIAIS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

ficafe@uol.com.br   |   Tel: (43) 99669-0933

7º. CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS

“SABORES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ - 2019” 

CONHEÇA MELHOR NOSSO CONCURSO!

O Concurso de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná é organizado pela ACENPP e COCENPP, com apoio do SEBRAE/PR e da Comissão Julgadora, e tem o Objetivo de Selecionar microlotes de cafés especiais, da espécie arábica, provenientes da safra 2019/20, processados por via seca (naturais) e por via úmida (descascados, despolpados ou desmucilados), produzidos pelos cafeicultores cooperados da COCENPP e associados à ACENPP, e disponibiliza-los para comercialização durante a 12ª Edição da FICAFÉ, que será realizada de 02 a 04 de outubro do ano de 2019.

Nas edições passadas o concurso tem chamado a atenção pela excelente organização, elevada qualidade dos lotes finalistas, e pela grande importância que os produtores participantes dão a este evento. Na sua 6ª edição, o concurso alcançou excelentes resultados e visibilidade na mídia regional e nacional, onde o lote vencedor da categoria “Café Natural” atingiu a média de 87,08 pontos, e o vencedor da categoria Cereja Descascado obteve a pontuação média 86,75, segundo a metodologia de avaliação da SCAA (Specialty Coffee Association of America).

Para a 7ª edição, é esperada a progressão destes bons resultados, sendo que na atual safra os cafeicultores aplicaram as melhores práticas agrícolas, e contaram com o trabalho de inovação e introdução de tecnologias desenvolvido pela ACENPP, COCENPP e SEBRAE. Esperamos aproximadamente 40 lotes aprovados na primeira fase, gerando em torno de 4 toneladas de cafés de altíssima qualidade no total.

 

QUEM PARTICIPA?

A participação no concurso está aberta aos produtores que estão dentro da região geográfica denominada Norte Pioneiro do Paraná, vinculados aos núcleos de produção de cafés especiais e obrigatoriamente cooperados na COCENPP e por consequência associados à ACENPP, que adotam as boas práticas agrícolas e de sustentabilidade exigidas pela Certificadora Internacional “Fair Trade”. Cada produtor poderá participar do concurso com dois lotes, um em cada categoria (Natural e Descascado), sendo que cada lote pode conter de 30,0 a 120,0 Kg de café beneficiado, divididos em módulos completos (sacos) de 30,00 Kg cada. Os cafés estarão padronizados, apresentando Peneira 16 ou maior (com no máximo 5% de vazamento), Tipo 2/3 (8 defeitos em 300 gramas de amostra) segundo a Classificação Oficial Brasileira, livre de feitos graves, e Umidade de 11% (com margem de 0,5% de tolerância).

 

QUAL O NÍVEL?

Para estar entre os finalistas, o lote deverá passar por duas fases compostas por etapas de avaliações física e sensorial, e atingir uma nota média mínima de 84 pontos segundo a metodologia SCAA, provinda das notas individuais de cinco degustadores profissionais de cafés especiais.

Durante a Cerimônia de Premiação, os cafeicultores receberão o Certificado de Participação para todos finalistas (acima de 84 pontos) e Certificado de Premiação aos cafeicultores com as cinco melhores notas em cada uma das categorias.

Também serão divulgados os lances ganhadores do Leilão e os nomes das empresas/empresários que arremataram os lotes finalistas, como forma de engrandecer nosso concurso, fortalecer o relacionamento entre produtores e compradores de cafés especiais, e dar o merecido prestígio a estes empresários e amantes do café, que estão colaborando grandemente com o progresso do café especial e sustentável na região Norte Pioneiro do Paraná.

 

E O CRONOGRAMA?

LEILÃO DOS FINALISTAS

A rodada de negócios ocorrerá na forma de leilão por lances em envelopes lacrados, sendo solucionados os empates de lances por ordem cronológica dos lances, ou seja, o lance apresentado primeiro tem preferencia. Os lotes terão como lance mínimo obrigatório o valor de R$ 400,00 a saca de 30,0 Kg para os cafés da categoria “Cafés Descascados”, e R$ 500,00 a saca de 30,0 Kg para os cafés da categoria “Cafés Naturais”.

Os compradores, visitantes e demais interessados em realizar avaliação e dar suas ofertas nos lotes disponibilizados durante o Leilão dos Finalistas, primeiramente deverão realizar sua inscrição a partir do preenchimento de uma ficha, que estará disponível com os membros da Comissão Organizadora do Concurso na Sala de Degustação, que será montada dentro do Pavilhão Principal durante a 12ª Edição da FICAFÉ.

Serão fornecidas ao comprador que arrematar o lote, informações relativas ao lote, ao processo de produção, ao cafeicultor/proprietário e à propriedade, da onde o lote em questão se originou, com base nas informações disponibilizadas pela COCENPP e pelo próprio produtor, estando este ciente disto ao assinar a ficha de inscrição (veja o modelo do Questionário Técnico! – Anexo I).

Outro fator extremamente relevante, é que os compradores poderão definir quantas sacas do lote que estão interessados, eles desejam arrematar. Portanto, mesmo que o lote seja composto de 4 sacas de 30 kg, o comprador poderá ofertar seu lance para apenas 1 saca, se assim desejar. Com isso, o critério de maior lance prevalece mesmo que outros compradores tenham feito seus lances sobre todas as sacas do lote.

Os compradores poderão receber os seus lotes arrematados logo após o fim da cerimônia de premiação, ou então solicitar o seu depósito no armazém geral ENAR de Londrina – PR, sendo que os custo com transporte a partir dali serão do comprador. Maiores informações sobre o leilão e todo o concurso estarão disponíveis em seu regulamento.