8º. CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS

“SABORES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ - 2020” 

CONHEÇA MELHOR NOSSO CONCURSO!

O Concurso de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná é organizado pela ACENPP e COCENPP, com apoio do SEBRAE/PR e da Comissão Julgadora, e tem o Objetivo de Selecionar microlotes de cafés especiais, da espécie arábica, provenientes da safra 2020/21, processados por via seca (naturais e naturais com fermentação controlada) e por via úmida (descascados, descascados com fermentação controlada, despolpados, desmucilados), produzidos pelos cafeicultores cooperados da COCENPP e associados à ACENPP, e disponibiliza-los para comercialização durante a 13ª Edição da FICAFÉ, que será realizada totalmente on-line, de 20 a 22 de outubro do ano de 2020.

Nas edições passadas o concurso tem chamado a atenção pela excelente organização, elevada qualidade dos lotes finalistas, e pela grande importância que os produtores participantes dão a este evento. Na sua 7ª edição, o concurso alcançou excelentes resultados e visibilidade na mídia regional e nacional, com matérias em jornais impressos e televisivos, tendo participação no leilão de pequenos empresários do ramo de cafeterias e microtorrefações, e também de grandes empresas de exportação de cafés verdes e uma das grandes torrefações do Brasil.

Esperamos ótimos cafés e excelentes negócios nesta que será a 8ª edição do concurso, graças a adoção das melhores práticas agrícolas pelos produtores, ao clima e solo favoráveis a produção de cafés de excelente qualidade, e ao trabalho de inovação e introdução de tecnologias desenvolvido pela ACENPP, COCENPP em parceria com SEBRAE-PR. Esperamos aproximadamente 40 lotes aprovados na primeira fase, gerando em torno de 4 toneladas de cafés de altíssima qualidade no total.

 

QUEM PARTICIPA?

A participação no concurso está aberta aos produtores que estão dentro da região geográfica denominada Norte Pioneiro do Paraná, vinculados aos núcleos de produção de cafés especiais e associados à ACENPP, que adotam as boas práticas agrícolas e de sustentabilidade exigidas pela Certificadora Internacional “Fair Trade”. Cada produtor poderá participar do concurso com dois lotes, um em cada categoria (Natural e Descascado), sendo que cada lote pode conter de 30,0 a 120,0 Kg de café beneficiado, divididos em módulos completos (sacos) de 30,00 Kg cada. Os cafés estarão padronizados, apresentando Peneira 16 ou maior (com no máximo 5% de vazamento), Tipo 2/3 (8 defeitos em 300 gramas de amostra) segundo a Classificação Oficial Brasileira, livre de feitos graves, e Umidade de 11% (com margem de 0,5% de tolerância).

 

QUAL O NÍVEL?

Para estar entre os finalistas, o lote deverá passar por duas fases compostas por etapas de avaliações física e sensorial, e atingir uma nota média mínima de 84 pontos segundo a metodologia SCAA, provinda das notas individuais de cinco degustadores profissionais de cafés especiais.

Os cafeicultores receberão o Certificado de Participação para todos finalistas (acima de 84 pontos) e Certificado de Premiação aos cafeicultores com as cinco melhores notas em cada uma das categorias, sendo tudo revelado na Cerimônia de Premiação.

Também será divulgado durante a premiação o resultado do Leilão dos Finalistas, com os valores dos lances ganhadores e as empresas/empresários que arremataram cada um dos lotes finalistas, como forma de engrandecer nosso concurso, fortalecer o relacionamento entre produtores e compradores de cafés especiais, e dar uma pequena retribuição a estes empresários e amantes do café, que são um dos grandes responsáveis pelo progresso do café especial e sustentável na região Norte Pioneiro do Paraná.

 

E O CRONOGRAMA?

LEILÃO DOS FINALISTAS

Ocorrerá na forma de leilão virtual por lances em “envelopes lacrados”, dentro da plataforma do evento on-line da FICAFE 2020, sendo solucionados os empates de lances por ordem cronológica, ou seja, o lance apresentado primeiro entre dois de mesmo valor, será o contemplado. Os lotes terão como lance mínimo obrigatório o valor de R$ 450,00 a saca de 30,0 Kg para os cafés da categoria “Cafés Descascados”, e R$ 600,00 a saca de 30,0 Kg para os cafés da categoria “Cafés Naturais”.

Os empresários e demais interessados em realizar suas ofertas nos lotes disponibilizados durante o Leilão Virtual dos Finalistas, primeiramente deverão realizar sua inscrição a partir do preenchimento de um cadastro que estará disponível na plataforma e no site do evento on-line da 13ª Edição da FICAFÉ.

Os 30 primeiros inscritos receberão gratuitamente por correio, amostras dos cafés ofertados no leilão virtual, torrados em grãos, contendo 50 gramas cada uma, com todas as características do lote e informações da torra.

Serão fornecidas ao comprador que arrematar o lote, informações relativas ao lote, ao processo de produção, ao cafeicultor/proprietário e à propriedade, da onde o lote em questão se originou, com base nas informações disponibilizadas pela COCENPP e pelo próprio produtor, estando este ciente disto ao assinar a ficha de inscrição (veja o modelo do Questionário Técnico! – Anexo I).

Outro fator extremamente relevante, é que os compradores poderão definir quantas sacas do lote que estão interessados, eles desejam arrematar. Portanto, mesmo que o lote seja composto de 4 sacas de 30 kg, o comprador poderá ofertar seu lance para apenas 1 saca, se assim desejar. Com isso, o critério de maior lance prevalece mesmo que outros compradores tenham feito seus lances sobre todas as sacas do lote.

O comprador terá acesso ao lote no dia seguinte a cerimonia de premiação, podendo faturar a nota fiscal de compra e retirar o lote, ou solicitar seu despacho por transportadora, devendo contactar a COCENPP para maiores detalhes (Informações: cocenpp@cocenpp.com.br / (43) 9 8448-1318).

FEIRA INTERNACIONAL DE CAFÉS ESPECIAIS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

ficafe@uol.com.br   |   Tel: (43) 99669-0933