Buscar
  • Ficafé

Café Cereja Descascado: grande passo para a qualidade




Nos últimos anos, os produtores do programa 100% Qualidade, realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Associação e a Cooperativa dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp e Cocenpp) vêm aumentando a quantidade de café cereja descascado (CD) produzido, seja com equipamentos próprios ou alugados. Um salto importante para a qualidade dos cafés especiais da região, já reconhecidos pela Indicação de Procedência, certificação Fair Trade e verificação 4C. Os produtores partem agora para um momento de crescimento e aperfeiçoamento para aumentar a produtividade, os resultados e consequentemente a renda de todos.


Com uma máquina de descascar café cedida pela Syngenta, parceira do Projeto dos Cafés Especias, o produtor Henrique Sébode, de Jaboti, garante que não volta atrás na qualidade. “O mundo todo quer um café de qualidade. Além disso, existe facilidade no manejo do café cereja descascado e a venda também é mais fácil. Estamos com a máquina alugada mas pra ver como é na prática e penso em comprar um equipamento”, explica.




O produtor também acredita que o espírito do cooperativismo, despertado pelo projeto dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro, é um diferencial que só tende a render bons negócios. “A união é importante, os produtores podem se ajudarem, dividir o uso das máquinas, equipamentos, superar as dificuldades. E isso que surgiu entre nós produtores, não tem preço”, comenta.


O produtor Luis Inocêncio Rodrigues também acredita no potencial do cereja descascado. Em 2016, ele também produziu o CD com uma máquina emprestada e este ano investiu R$ 40 mil em um equipamento novo para descascar o café. “A qualidade do café melhora 100%, então é um investimento mesmo. Melhora para secar, os cafés já saem separados (descascado, verde e boia) e a gente ganha tempo para trabalhar na qualidade”.




“Em dois anos que estou no projeto, muita coisa já mudou. Vemos que a qualidade está em todo o processo. Então estamos com cafés melhores, mais reconhecidos no Brasil e também lá fora, e vamos agregando valor na produção, que é o que todos estão buscando fazer”, completa o produtor.



FEIRA INTERNACIONAL DE CAFÉS ESPECIAIS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

ficafe@uol.com.br   |   Tel: (43) 99669-0933